QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA ORGANIZAÇÃO MODERNA?
As comunicações mudaram e as organizações fazem parte desse processo, sendo o fluxo de comunicação um fator determinante no sucesso empresarial. Vivemos numa era onde as informações são compartilhadas de forma rápida e de alta competitividade mercadológica devido à globalização. Saber repassar a mensagem almejada para os clientes internos e externos são diferenciais competitivos importantíssimos nesse cenário globalizado, por isso o crescimento do Marketing nas organizações.
Quando abordamos essa questão com nossos clientes percebemos uma dificuldade na criação de mecanismos de interação entre a empresa e colaboradores, ou pelo desconhecimento de ações que o impulsionem ou pelo custo financeiro.
O princípio organizacional consiste em impulsionar a comunicação externa com propaganda, mídias digitais e ações sociais com o propósito de aumentar seus lucros, visibilidade e admiração social. Entretanto, nenhuma dessas ações proporcionará resultados efetivos se os clientes internos, isto é, os colaboradores, não estiverem alinhados com os objetivos e metas estabelecidos pela organização.
É nesse cenário de alta competitividade e fluxo intenso de informações que as organizações modernas estão inseridas e estratégias que utilizem a comunicação, como fator de diferenciação, são fundamentais.
Vamos definir o que é o Endomarketing, seus benefícios e uma das ações fundamentais dessa estratégia.
Endomarketing é uma estratégia de Marketing Institucional voltado ao público interno. O mesmo ajuda a criar uma boa imagem da organização perante seus colaboradores, motivando-os. Uma das ações fundamentais do Endomarketing é a comunicação interna. O compartilhamento de informações da organização com seu público interno é uma ação excelente de engajamento dos colaboradores, desde que seja feita de forma eficiente.
As informações compartilhadas podem variar de acordo com a organização, mas algumas comumente utilizadas são:
- Apresentação da missão, visão e valores do negócio.
- Metas e objetivos organizacionais.
- Feedback.
- Metas por departamento.
Sabendo quais são as informações compartilhadas na organização, qual a importância disso na relação empresa e colaborador?
- Aumento de produtividade.
- Reverte dificuldade no comprometimento dos colaboradores
- Motivação das equipes.
- Alcance de metas e objetivos.
- Melhora no clima organizacional.
- Queda do Turnover (índice de rotatividade de colaboradores)
Lembrando que esses são alguns dos benefícios da utilização do Endomarketing. O Marketing em conjunto com o setor de Recursos Humanos são os responsáveis pela elaboração das estratégias que aprimorem a relação da organização com o colaborador visando os objetivos e benefícios comentados.
Ocorre que as organizações negligenciam a comunicação com seus clientes internos pela questão financeira e quando analisamos a aplicação do Endomarketing no mercado percebe-se que um alto investimento para melhorar o fluxo de comunicação não é necessário; com apenas algumas ações é possível instituir boas práticas possibilitando ganhos reais, desde financeiros aos motivacionais.
A seguir, algumas ações de baixo custo que melhoram a relação organização e colaborador:
- Desburocratize os processos.
- Fale em tom de igualdade.
- Olhe nos olhos.
- Não seja impulsivo.
- Utilize canais de comunicação acessíveis.
- Não guarde dúvidas, pergunte!
Excelente, entendi o conceito de Endomarketing, os benefícios e ações de baixo custo que podem melhorar a percepção do meu público interno e me interessei em aplica-los no meu negócio, mas quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar minha comunicação interna?
- E-mail.
- Mural de avisos.
- Jornal interno.
- Caixa de sugestões.
- Intranet
- Vídeos internos.
- Eventos sociais.
O Marketing vai além de explorar, criar e entregar valor para satisfazer necessidades e desejos não realizados de um mercado-alvo. Ele é o responsável por manter toda a organização abastecida com informações vitais para tomada de decisão e assertividade nas atividades propostas.
Conheça o seu cliente interno, ele é de suma importância no alcance de seus objetivos organizacionais e na realização das atividades cotidianas do seu negócio!
Artigo escrito por: Igor Peixoto.
Consultor da Agilitá Consultoria.