Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”.

Em administração da produção, kanban é um cartão de sinalização que controla os fluxos das informações. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

O Kanban é uma ferramenta administrativa fortemente ligada a produção.

A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.

Essa metodologia foi criada pela empresa Toyota e integra o famoso sistema Toyota de produção, estando relacionada a sistemas puxados e ao conceito de entrega just in time (no momento certo), é um modelo japonês que procura eliminar estoques e agilizar a produção, termo esse que embora seja confundido com o sistema Kanban, não significa a mesma técnica.

COMO FUNCIONA O KANBAN

O ferramenta Kanban é montada através de um quadro, dividindo algumas informação, no quadro são alocados os Kanban’s com as informações das tarefas a serem executadas.

Basicamente o quadro possui três campos:

  • To Do, aonde indica as tarefas que serão executadas;
  • Doing, indica as tarefas que estão em execução;
  • Done, que são as tarefas concluídas.

Esses são os campos, porém, nada impede que sejam criados novos campos. Os campos são preenchidos com cartões, kanban’s, que trazem informações sobre a tarefa a ser executada e o nome da pessoa responsável. Cada cartão deve conter apenas uma tarefa.

Conforme o profissional for executando as tarefas, o próprio colaborador ou algum responsável pelo quadro deverá mudar os cartões de campo, movendo de To Do para Doing quando iniciar a tarefa, e de Doing para Done quando concluir.

Algumas empresas costumam adotar cores no quadro Kanban, geralmente as cores adotadas são;

  • Verde: Informa que as tarefas estão seguindo o fluxo normalmente;
  • Amarelo: Que o profissional precisa dar mais atenção para a tarefa, seja por atraso ou por questão de prioridades;
  • Vermelha: Identificando que a tarefa está em estado crítico, que seria alguma pendência ou falta de prazo.

O quadro Kanban separados por cores facilita na leitura do gestor sobre o andamento do projeto, podendo gerenciar sua equipe e programando as execução das tarefas de maior prioridade. As cores também podem ser modificadas de acordo com a vontade da empresa.

BENEFÍCIOS DO KANABAN

O kanban pode agregar vários benefícios para a sua empresa, entre os benefícios podemos citar;

Uma facilidade em visualizar o fluxo de trabalho, aonde o gestor pode identificar através do quadro o andamento da execução das tarefas alocadas.

Podemos citar uma melhoria na produção, pois todos os colaboradores estão visualizando as suas tarefas e identificando se estão produzindo no tempo certo.

O gestor tem uma tomada de decisão mais efetiva ao visualizar o quadro, sabendo quem está produzindo no tempo certo e quem está com dificuldades na execução das tarefas.

As informações das tarefas estão sendo atualizadas diariamente pelos colaboradores, aumentando o fluxo de informação do projeto.

E no decorrer dessas atividades, acaba interagindo toda a empresa para o cumprimento das suas tarefas, fazendo com que os colaboradores ajudem uns aos outros para o crescimento da empresa.

Pin It

Deixe um Comentário